
Sejam por razões profissionais ou pessoais, a procura por um sorriso perfeito tornou-se uma das principais demandas nos consultórios odontológicos. Recursos estéticos, como o clareamento dental, proporcionam um sorriso bonito e saudável, e influenciam diretamente na autoestima e bem-estar. Contando com muitas técnicas e materiais indicados, estes procedimentos podem ser realizados isoladamente ou em associação com outros tratamentos ortodônticos, e as opções realizadas ou supervisionadas pelos profissionais são sempre as mais seguras.
“Hoje as pessoas procuram um sorriso mais claro, mais jovem, e com características particulares para cada rosto, como trabalhos com visagismo”, comentou a Taís Cristina da Rosa, dentista especialista da clínica Atelier do Sorriso São Rafael.
O mercado da odontologia estética, contudo, está repleto de novidades. Lentes de contato dental, aparelhos dentais, clareamentos mais naturais, facetas de resina e até mesmo cirurgias de correção do sorriso estão entre os mais pedidos nos consultórios. E com uma boa notícia: os preços estão cada vez mais acessíveis. “O investimento varia muito, pois há uma gama grande de géis clareadores, de lasers, leds e suporte durante e após o tratamento, e ele também pode ser feito apenas com moldeiras caseiras. Com todas essas variáveis, um tratamento pode variar de R$500 a R$ 1500”, garantiu Taís.
Veja o que as últimas novidades no mercado da estética bucal.
Clareamento – Exceto gestantes, qualquer pessoa pode fazer o clareamento dental com supervisão de um dentista. Ele deve ser feito após o fechamento do ápice das raízes dentárias, que se dá aos 16 ou 17 anos de idade, e em alguns casos, quando o adolescente sofre comprometimento estético, pode-se fazer o clareamento nos dentes anteriores, de canino a canino, para não afetar a autoestima do indivíduo que nesta fase da vida deseja ser aceito pelo grupo. O clareamento, quando é feito corretamente, não prejudica os dentes e a gengiva. É um mito dizer que enfraquece o esmalte. “Em cada caso é avaliado e estudado a melhor alternativa”, orientou.
Facetas de resina – As facetas de resinas são “esculturas” que são feitas em cima dos dentes, com diversas nuances de cores para que eles fiquem o mais natural possível. Pode-se modificar cor, forma, fechar espaços entre os dentes, completar dentes que faltam – tudo com resina. O único “inconveniente” da resina é a possibilidade do surgimento de manchas, ou seja, os pigmentos da alimentação podem se depositar sobre a resina, o que não acontece com a porcelana, pois esta última é como um vidro. “Os artistas também gostam muito das lentes de contato de cerâmicas, ou até das facetas de cerâmica, dependendo do grau de escurecimento dental”, comentou Taís.
Clareamento gengival (peeling gengival) – A cor da gengiva, como a da pele, também é determinada pela genética e temos alguns fatores externos que agravam, como restauração de amalgama ou tratamentos de canal. Para as gengivas escurecidas, pode-se fazer uma abrasão na mucosa e remover a melanina, e os resultados geralmente são definitivos e começam a ser percebidos após 72 horas. “A principal indicação é quando a pigmentação afeta a estética do sorriso, e vale lembrar que o tratamento só é realizado após um detalhado diagnóstico com um especialista”, lembrou a dentista.
Toxina botulínica – A toxina botulínica é o mesmo composto utilizado por dermatologistas e cirurgiões-plásticos, mas os dentistas especialistas usam com outras finalidades. “Em pacientes que desgastam dentes, ou facetas, a toxina previne com muita eficácia, antes de cirurgias de implante, também está sendo utilizada, para evitar a perda do implante devido a sobrecarga muscular”, disse.
Cirurgias – Para se conquistar um sorriso perfeito, vale até arriscar uma plástica, como já fizeram muitos famosos. As novidades na área de cirurgia não param de chegar. “Os pacientes nos procuram para cirurgias de implantes, enxertos e extrações, pois usamos biomateriais de excelente procedência, com comprovação cientifica e que são utilizados nas melhores clínicas internacionais e nacionais”, ressaltou a dentista.