Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular

A ATM, também conhecida como articulação temporomandibular, corresponde à articulação que une o maxilar ao crânio. A disfunção da articulação temporomandibular prejudica o movimento dessa articulação. De uma forma geral, a disfunção da articulação temporomandibular, que também pode ser chamada de DTM, é um transtorno aos músculos, ligamentos, capsula, ósseo e ou nervos responsáveis pela mastigação. Esse problema passa para a pessoa a sensação de que a sua mandíbula está saltando para fora ou até mesmo travando. Nem sempre os motivos para a ocorrência dessa disfunção são identificados com clareza.

Considerada uma das articulações mais complexas da anatomia humana, para localizar a articulação temporomandibular, é necessário posicionar os dedos logo em frente das orelhas, em seguida basta fechar o movimento de abrir e fechar a boca. Dessa maneira será possível sentir o movimento da articulação.

Os sintomas

Quem está apto para fazer um diagnóstico preciso acerca desse problema é o dentista, por meio de exame clínico, anamnese, radiografias, tomografias e/ou ressonância magnética. Entre os sintomas mais comuns dessa disfunção estão um leve (ou forte) desconforto ao efetuar um bocejo, ao falar ou mastigar, flacidez nos músculos da mandíbula e também uma nítida alteração na maneira como os dentes inferiores e superiores se encontram. Além disso, outro sintoma corresponde à dor de cabeça, bem como dor de ouvido e dor facial.

O tratamento da disfunção da ATM

Para efetuar o tratamento desse transtorno o dentista conta com algumas alternativas, de acordo com a causa do problema. O mais importante é detectar a causa da DTM .

Entre as opções de tratamentos, temos ajuste oclusal, placas miorrelaxantes, uso de aparelho ortodôntico, laserterapia, medicamentos, fisioterapia e toxina botulínica.

Em situações mais graves, o dentista recomenda uma cirurgia para sanar o problema.