+55 (83) 3031-0055 De Segunda a Sexta das 9:00h às 19:30h

Endodontia

Nossa clínica é especializada no atendimento odontológico de qualidade, inclusive na área de endodontia. Nossos profissionais são formados nas melhores instituições do país e estão sempre atualizados com as últimas técnicas desenvolvidas no setor.

O que é endodontia?

A área de endodontia, como o nome indica, é aquela que trata problemas dentários existentes na parte interior dos dentes. Ou seja, tratam doenças na polpa dentária, incluindo todas aquelas que provém do canal e que atingem tecidos circunvizinhos, a exemplo do periápice dental (ponta da raiz) . Popularmente, a endodontia também é chamada de área da odontologia que trata de canais dentários.

Por isso, alguns pacientes que procuram por nossa clínica poderão ser encaminhado para um tratamento com um dentista especialista em endodontia.

Entre os problemas mais comuns, tratados por este profissional, podemos citar:

* Dor de Dente
* Lesões no periápice (raiz) dos dentes, mesmo sem dor
* Inflamações e infecções dentro do dente
* Fraturas
* Clareamento de dente escurecido por já ter tratado o canal
* Tratamento de canal por motivo protético (que terá muito desgaste dental)
* E muito mais

A endodontia é considerada atualmente como uma das áreas mais importantes da odontologia, já que diagnostica e garante a saúde dentária como um todo, promovendo uma saúde mais completa para todos os pacientes.

Para que seja possível um diagnóstico correto, e encontrar o foco principal do problema, o dentista poderá também solicitar ao paciente, a realização de exames como Raio X periapical e/ou Raio X panorâmico, e em algumas situações pode solicitar tomografia do dente.

O dentista precisa de uma boa experiência e conhecimento científico, pois fará o diagnóstico diferencial e tratará o canal do dente, apenas quando tiver a indicação correta. Junto com os exames de imagens, o dentista analisará a condição clínica do dente, fará testes de vitalidade (saber se o dente se encontra necrosado), com tudo isso, será possível verificar a condição real de cada um dos dentes e indicar quais são os tratamentos necessários.

Tipos de tratamento da endodontia

Muitos dos procedimentos feitos pelo dentista especializado em endodontia são feitos de forma simples, rápida e têm como objetivo a prevenção e o controle.

Primeiramente, o profissional irá fazer o diagnóstico completo e em seguida atuará a fim de retirar o problema que está afetando a integridade dos dentes. O planejamento será sempre aprovado pelo paciente antes do início do tratamento.

Em alguns casos, como no tratamento de cáries mais profundas e de canal, por exemplo, são necessárias mais de uma sessão e inclusive o uso de anestesia local. Independente do tipo de tratamento indicado, o paciente não sofrerá dores e será capaz de se recuperar completamente em apenas algumas horas depois da finalização do procedimento.

A importância da endodontia

A endodontia garante a integridade e a saúde dos dentes de dentro para fora. Ou seja, evita que a doença ou problema se espalhe e venha a perder o dente ou até tecido ósseo ao redor do dente,

Além disso, a endodontia também evita que o problema que está presente no interior dos dentes passe para a gengiva e cause danos ainda maiores à saúde do paciente como um todo. Atualmente, especialistas são unânimes em dizer que a saúde bucal está diretamente ligada a problemas ligados com o coração e com os ossos.

Visitar um dentista especializado em endodontia é primordial. Nem sempre sabemos detectar um problema dental somente com a visualização da estética dental. Em muitos casos, a cárie ou outros fatores pode estar afetando a parte interna dos dentes sem que possamos perceber ou sentir alguma dor.

Se você deseja saber como está sua saúde bucal, entre em contato e agende uma visita com nossos endodontistas agora mesmo.

Agendar Consulta