+55 (83) 3031-0055 De Segunda a Sexta das 9:00h às 19:30h

Endodontia Dente Decíduo

Especialidade da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares. Embora os dentes de leite são substituídos por dentes permanentes, os dentes de leite desempenham um papel muito importante na saúde bucal da criança. A denominação correta do “dente de leite” é ” dente decíduo”, e o normal é que a criança tenha 20 dentes decíduos.

São os decíduos responsáveis pela erupção do dente permanente, a medida que a célula da raiz do dente decíduo reabsorve, deixa rastro  para o dente permanente se guiar e chegar na posição correta.

Os dentes decíduos são importantes para a mastigação e por consequência ajudam na boa digestão dos alimentos, auxiliam no crescimento ósseo da face da criança, com os dentes decíduos em boca, o sistema estomatognático consegue se manter saudável, em equilíbrio. Assegura que a articulação temporomandibular da criança seja estimulada da forma correta, através da mastigação bilateral, evitando prejuízos funcionais e estéticos. O decíduo também guarda espaço para o dente permanente, quando a criança perde o dente precocemente é necessário que use uma contenção para guardar o espaço do dente permanente.

Quando o dente decíduo sofre algum trauma, seja por pancada ou cárie (traumas físicos, químicos ou biológicos) o dente precisa ser acompanhado e tratado.

No caso de cáries, pode ser tratado com a restauração e se a cárie for muito grande que atinja a polpa do dente, é indicativo que as bactérias infectaram a polpa do dente, e quando isso acontece o indicado é tratar o canal do dente. Nestes casos de infecção do canal, só não é tratado o canal quando a raiz do decíduo já está reabsorvida ou que o dente permanente já esteja próximo de erupcionar.

Também é indicado tratar o canal do decíduo em alguns casos de trauma dentário. Geralmente são essas as duas causas mais comuns que necessitam tratamento de canal decíduo.

Para que o tratamento de canal tenha sucesso é indicado fazer o tratamento com um bom especialista em endodontia e que também atenda crianças.

Agendar Consulta
Vamos Conversar?