+55 (83) 3031-0055 De Segunda a Sexta das 9:00h às 19:30h

Enxerto Ósseo

Muitas são as causas que levam pacientes a perder um ou mais dentes no decorrer da vida. Nestes casos, o melhor a se fazer é buscar por uma solução definitiva e que recupere tanto a estética quando a funcionalidade dentária.

Por isso, um implante dentário é sempre a melhor solução e a mais indicada por dentistas do mundo todo. Os implantes são formados de um pino metálico – que funciona como a raiz do dente – e uma coroa, que é parte externa do implante e se assemelha perfeitamente a um dente natural do paciente.

Porém, muitas pessoas acabam sofrendo perda óssea, o que acaba dificultando a colocação de implantes fixos. A perda óssea pode se dar por atrofia ou reabsorção natural, o que faz com que a região que receberia o implante fique com uma menor espessura e comprimento, impossibilitando a inclusão do pino.

Nestes casos, uma avaliação completa deve ser feita por um profissional capacitado para verificar como o enxerto ósseo deve ser feito. O enxerto ósseo irá possibilitar que o implante seja colocado da forma correta e também garantirá maior vida útil.

Como é feito o enxerto ósseo?

O tipo de enxerto ósseo vai de encontro com a quantidade de material perdido e com o tipo de implante a ser colocado. Em casos mais leves, nos quais há uma pequena perda, o enxerto ósseo é feito de forma rápida e simples, com uma anestesia local.

O material utilizado pode ser sintético ou de origem animal e não apresenta nenhum dano para o paciente. A recuperação é simples e muito rápida e em algumas situações o implante poderá ser colocado ao mesmo tempo.

Quando a perda óssea é mais significativa, o cirurgião dentista poderá sugerir um procedimento de enxerto ósseo um pouco mais complexo, e inserir um pedaço de osso retirado do seu próprio corpo.
Desta forma, o próprio corpo do paciente irá se regenerar e cicatrizar de tal forma que possibilite a colocação mais segura do implante. Em alguns casos, também é possível fazer a colocação do implante no mesmo dia, enquanto em outros, indica-se um período de cicatrização que pode variar de acordo com cada situação. Tudo vai depender da quantidade de material colocado e da própria saúde do paciente.

O enxerto ósseo pode ser feito em blocos ou pedaços, ou ainda em fragmentos. A escolha do tipo de material utilizado e da técnica a ser aplicada, vai depender de cada paciente. Na maioria dos casos, tudo é feito dentro do próprio consultório odontológico, com uma anestesia local.

Cada caso deverá ser avaliado com cuidado pelo profissional dentista responsável pelo paciente. Em nossa clínica, você conta com uma equipe altamente treinada e capacitada para oferecer o que há de melhor e mais moderno na área de implantologia e enxerto ósseo.

O enxerto ósseo também pode ser utilizado em pessoas que perderam tecido ósseo por trauma ou infecção e precisam reconstruir o tecido perdido, a odontologia evoluiu muito e consegue ter ótimos resultados nestas regenerações. Além do enxerto ósseo, que chamamos o tecido duro, precisamos recuperar o tecido mole, ou seja a gengiva, a mucosa e/ou a pele.

Se você quer saber mais a respeito da cirurgia de enxerto ósseo, entre em contato e solicite uma consulta. Nossos profissionais ficarão felizes em atender você.

Agendar Consulta