+55 (83) 3031-0055 De Segunda a Sexta das 9:00h às 19:30h

Fonoaudiologia

A Fonoaudiologia é a ciência que estuda a comunicação humana neurológica e as funções neurovegetativas (mastigação, deglutição e respiração). O profissional da área trabalha com a prevenção, habilitação e reabilitação da voz e também da audição. O paciente pode ser acompanhando ao mesmo tempo por psicólogos e fisioterapeutas. Além disso, o tratamento fonoaudiólogo pode ser um complemento ao tratamento odontológico.

Fonoaudiologia e odontologia se unem para cuidar da motricidade oral. Neste caso, o paciente passa pela avaliação e tratamento de problemas de mastigação, deglutição, sucção, respiração e fala. O atendimento conjunto também é utilizado na recuperação de reabilitações estéticas, implantes e próteses.

A articulação correta dos sons depende da língua e a movimentação da língua está ligada aos dentes, aos lábios e às bochechas. Pensando nisso, nossa clínica odontológicaconta com atendimento fonoaudiólogo, pensando em oferecer um acompanhamento completo aos pacientes.

Para garantir o melhor tratamento em alguns casos, é preciso que o paciente seja acompanhando ao mesmo tempo por profissionais das áreas de odontologia e de fonoaudiologia. Dessa forma, é possível entender a causa dos problemas e alcançar resultados mais eficazes em menos tempo.

Os profissionais de fonoaudiologia podem se especializar em onze áreas: voz, disfagia, motricidade, audiologia, fonoaudiologia educacional, linguagem, fonoaudiologia neurofuncional, neuropsicologia, fonoaudiologia do trabalho, saúde coletiva e gerontologia.

Dentre estas especialidades, a Motricidade Orofacial é a que mais se relaciona diretamente com a odontologia. O objetivo do campo da Motricidade Orofacial é oferecer maior qualidade de vida para o paciente. A área é responsável por tratar as funções estomatognáticas, que envolvem deglutição, mastigação, sucção.

Pacientes que sofrem de problemas relacionados às funções estomatognáticas podem sentir dores nos ombros, no pescoço e dores de cabeça. Deslocamento mandibular, bruxismo e problemas estéticos são tratados em terapias de Motricidade Orofacial. Além disso, os profissionais das áreas de odontologia e de fonoaudiologia podem atuar juntos em casos de pacientes com as seguintes dificuldades:

– Dificuldades mastigatórias;
– Deglutição irregular;
– Postura de língua inadequada;
– Mordida irregular;
– Problemas de sucção;
– Tensão e dor na musculatura facial;
– Dificuldades respiratórias.

Agendar Consulta