+55 (83) 3031-0055 De Segunda a Sexta das 9:00h às 19:30h

Implantodontia

A implantodontia é o processo odontológico que, basicamente, trata de devolver ao paciente a sensação de mastigação e estética perdidas no passado. Por isso, através deste processo, que devolve os dentes novamente ao paciente, diversos benefícios serão percebidos, e uma vida nova poderá ser sentida.

A importância deste processo diz respeito ao trabalho realizado pelos dentistas. A função estética pode contribuir para um novo renascimento de pacientes com casos brandos e casos graves. Seja a ausência de um, dez ou até vinte dentes, a implantodontia servirá como o alicerce principal para devolver um belo sorriso a um rosto outrora fechado e com receio de sorrir.

Como funciona a implantodontia?

O processo se dá por meio de uma implantação cirúrgica de pinos de titânio. Ou seja, através de implantes, onde, sobre os quais, será instalada, no futuro, uma peça protética que substituirá quase que de forma realística a forma dos dentes que foram perdidos.

Ao redor dos pinos de titânio ocorre o que se chama na odontologia de ‘osseointegração’, que tem como característica a formação de um tecido ósseo unido ao implante.

Por esse motivo, é extremamente fundamental que o tecido ósseo permaneça preservado. E isso vale mesmo quando o implante dentário for submetido aos constantes esforços exigidos pelo processo de mastigação.

Perguntas frequentes sobre a implantodontia:

1) Existem contraindicações para a submissão a técnica?
Basicamente são poucas, se comparada a outras técnicas cirúrgicas. Entre as contraindicações estão: gestantes e algumas alterações sistêmicas que serão avaliadas pelo cirurgião-dentista

As contraindicações relativas:

Bruxismo, perda de dentes por doença periodontal e paciente sem motivação para controle de placa.

2) A idade pode impedir a realização?
Sim, o ideal é que se espere o final do crescimento ósseo, e respeitando esta fase, não tem idade limite pra fazer implante. O importante do trabalho é o planejamento cirúrgico a qual será submetido o paciente.

3) É um processo complicado?
Nem um pouco. A evolução dos estudos permite que a fase cirúrgica seja tão tranquila para o paciente, como também a fase do pós-operatório.

Qual a importância de realizar a implantodontia?

A falta de dentes pode ocasionar problemas de saúde. Isso porque a ausência dos mesmos prejudica o funcionamento dos músculos bucais, provocando a perda do tônus, além disso, precisamos de uma mastigação eficiente pra iniciar a digestão dos alimentos.

Dessa forma, ter as arcadas alinhadas e completas é de fundamental importância para a saúde. Afinal, nosso corpo é formado por engrenagens, e cada uma precisa estar em perfeito funcionamento.

Agendar Consulta