+55 (83) 3031-0055 De Segunda a Sexta das 9:00h às 19:30h

Odontopediatria

A odontopediatria é a especialidade da odontologia visa prevenir, diagnosticar, tratar e promover a saúde bucal das crianças, iniciando seus trabalhos com a gestante, recém-nascidos, crianças e até adolescentes (até 14 anos).

Sua importância se dá principalmente ao considerarmos que grande parte dos traumas que os adultos mantêm em relação ao ato de ir ao dentista é fruto de experiências negativas vivenciadas quando crianças.

Os principais procedimentos realizados por odontopediatras são: conscientização e orientação da gestante para os primeiros cuidados com a saúde bucal de seus bebês; acompanhamento do nascimento dos primeiros dentes, tecidos, língua, freios da boca (são inserções musculares), da queda deles e posterior erupção dos dentes permanentes; prevenção e controle de qualquer tipo de problema de saúde bucal infantil, como cáries, gengivites, má posicionamento dentário, problemas de crescimento ósseo, tumores, perda dentária precoce ou atrasada, espaços na boca, número de dentes, etc.

A odontopediatria também se responsabiliza pela orientação e posterior acompanhamento sobre escovação dos dentes e prescrição de dietas e horários– principalmente quando as crianças estão com cáries. Hábitos parafuncionais da criança podem levar a perda ou movimentação dentária, o dentista odontopediatra pode orientar os pais quando diagnosticar tal habito, a respiração da criança também interfere na posição dentária, quando o dentista percebe que a respiração está inadequada, encaminha para o especialista competente para tratar, o médico otorrinolaringologista , ou/e fonoaudiólogo ou/e o ortodontista, dependendo da causa. A respiração da criança precisa estar livre de obstrução, pois além de problemas bucais, pode afetar o crescimento cognitivo da criança

O tratamento dos dentes das crianças merece atenção e cuidado especial, motivo pelo qual a especialização na área de odontopediatria foi criada. Obviamente, as crianças precisam ser tratadas com maior cautela em procedimentos dentários e bucais, para evitar que as visitas ao dentista se tornem momentos de tortura no futuro.

Outro fator capaz de tornar as visitas ao dentista mais prazerosas para a criança é criando um ambiente propício, divertido, descontraído e atrativo. Deste modo, a criança se sentirá muito mais segura e confiante.

É importante ainda que os pais tenham a consciência de que o acompanhamento em uma clínica especializada em odontopediatria deve começar o quanto antes – mesmo quando a criança não apresenta cárie e não reclamar de dores.

Agendar Consulta