+55 (83) 3031-0055 De Segunda a Sexta das 9:00h às 19:30h

Prevenção e Manutenção

Infelizmente, muitos ainda alimentam o mito de que só é preciso visitar o dentista quando há alguma coisa errada com a saúde bucal. Mas, tanto a prevenção como a manutenção periódica são grandes aliados para os que não querem ter problemas com a saúde dos dentes nos próximos anos.

Um exemplo diz respeito aos problemas na gengiva. A grande maioria deles poderiam ser evitados graças à boa escovação e higiene. Mas isso nem sempre acontece porque muitos só vão ao dentista quando o problema já apareceu e, inclusive, já se proliferou na arcada dentária inferior e superior.

A prevenção é, atualmente, a melhor forma de evitar que doenças periodontais ou lesões – como cáries, por exemplo – se manifestem. Para tal, é preciso realizar uma consulta anual ao dentista, o que também é recomendado para a realização de limpezas.

Durante a consulta, o paciente é submetido a exames clínicos e ao procedimento de profilaxia, que consiste na remoção de tártaro (também conhecido como cálculo) e placa dos dentes.

Além disso, há ainda a aplicação de flúor e a recomendação de procedimentos futuros (caso haja necessidade).

Durante as consultas de prevenção e manutenção o paciente também:

-> É orientado sobre cuidados de higiene bucal – como escovação, uso do fio dental, dieta adequada, hábitos e assim por diante;

-> É diagnosticado precocemente sobre a possibilidade do desenvolvimento de doenças bucais, sendo as mais comuns entre elas: gengivite, surgimento de cáries, perda óssea, desenvolvimento de placa e tártaro e outras;

-> Evita a necessidade de se submeter a tratamentos dentários mais complexos, como é o caso do tratamento de canal, por exemplo, ou tratamentos onerosos/longos;

-> Faz a manutenção de tratamentos realizados anteriormente – como para os indivíduos que utilizaram aparelhos ortodônticos, por exemplo.

Por fim, vale destacar que a prevenção e manutenção na Odontologia praticada em nossa clínica segue uma nova tendência mundial, que trata de forma preventiva todos os pacientes. Sendo assim, não hesite em nos fazer uma visita antes mesmo de que alguma coisa venha a prejudicar a sua saúde dental.

Agendar Consulta