+55 (83) 3031-0055 De Segunda a Sexta das 9:00h às 19:30h

Teste da Linguinha

Por que o Teste da Linguinha é tão importante para os recém-nascidos?

Desde dezembro de 2014, o teste da linguinha é um dos exames obrigatórios aos recém-nascidos. A determinação é referente à Lei 13.002/2014, que envolve todos os hospitais e maternidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e instituições particulares. O objetivo deste exame é verificar a membrana que conecta a língua à parte inferior da boca, denominado de frênulo.

O teste da linguinha é de extrema importância para a saúde do bebê, porque pode ele detectar se a criança terá algum problema no desenvolvimento da fala. Um desses problemas é a famosa “língua presa”. Se houver a alteração no frênulo, então é feito um pequeno corte na membrana.

O exame deve ser feito logo nos primeiros dias de vida do bebê. Isso porque, além da possibilidade de desenvolver problemas na fala, a criança também pode ter dificuldade na amamentação, o que leva a uma série de complicações muito mais sérias envolvendo a saúde do recém-nascido.

No caso dos problemas de língua presa, quanto mais demorado for o diagnóstico, mais difícil será a recuperação. A lei foi criada porque, quando o exame não era feito e as complicações só eram descobertas anos depois, a criança já tinha sofrido prejuízos relacionados ao desenvolvimento da fala.

Como é feito o Teste da Linguinha

O teste da linguinha é feito de maneira bem simples e rápida. Na clínica odontológica, enquanto o bebê está mamando, o dentista realiza a avaliação anatômica e da força de sucção do recém-nascido. Também é feita análise da respiração, dos batimentos cardíacos e da saturação do oxigênio.

O melhor do exame para as crianças é que ele não dói nada. Além disso, caso seja necessário realizar o corte na membrana, o procedimento também não irá doer. Entretanto, só o profissional de saúde poderá determinar se é preciso cortar a membrana ou não, já que nem todos os bebês com língua presa terão dificuldade no desenvolvimento da fala.

Agendar Consulta