Como cuidar de sua escova de dentes

escovas de dentes

Cuidar de forma adequada da escova de dentes é um dos passos iniciais para cuidar também da saúde bucal. Uma escova de dentes limpa e livre de bactérias e fungos é essencial para sua saúde bucal. De nada adianta manter uma escovação correta e um ótimo tratamento dentário se a escova, um dos principais materiais para a saúde bucal, não for bem preservada.

Um dos elementos que fazem parte de um cuidado atencioso com a escova de dentes é a higienização dela. É importante saber como limpar bem a escova, eliminando dela resquícios de pastas de dentes, alimentos e qualquer outro elemento que possa atrair bactérias e micro-organismos capazes de comprometer o bom estado dos dentes e gengivas. Além disso, uma escova cuidada de maneira indevida pode acarretar também mau hálito.

A boa limpeza de uma escova de dentes deve ser feita em água corrente, sempre após o processo de escovação. Depois disso, o excesso de água deve ser retirado com o intuito de não deixá-la úmida, facilitando assim a proliferação de bactérias. Em seguida, é importante borrifar ou pingar um antisséptico bucal. Sugerirmos deixar a escova dental de molho no hipoclorito de sódio (água sanitária) a cada 15 dias, e depois enxaguar bem com água corrente.

Modo de guardar e outros cuidados

Vale salientar também que a maneira como a escova é guardada também deve ser levada em consideração. Não é muito bom deixar a sua escova descoberta. Para isso, é válido fazer o uso de capinhas especiais que mantêm a cabeça da escova devidamente protegida. Além disso, é importante também manter essa capa de proteção limpa e seca.

Além do processo de limpeza, o modo de guardar a escova também é uma forma de preservar a limpeza dela, bem como a eficiência da mesma. Ciente disso, é importante salientar que uma escova de dentes nunca deve ser guardada em contato com outras, visto que o toque entre elas estabelece uma ponte de bactérias de uma para a outra, sugerimos que coloque uma capinha de escova de dentes nas cerdas da escova. Ou seja, escovas de dentes são materiais de uso pessoal e intransferível para outra pessoa.

Além disso, é essencial manter a escova guardada a um metro e meio de distância do vaso sanitário. A distância é importante para manter a escova longe das bactérias que são lançadas ao ar no instante da descarga (mesmo com a tampa do vaso fechada).

Portanto, diante de tais cuidados com a escova dental, é possível manter uma boa saúde bucal.