Dicas para evitar cáries no seu filho

Dicas para evitar cáries no seu filho A cárie é um problema causado por conta do acúmulo de bactérias nos dentes, e atinge crianças e adultos. Nas crianças, o problema é mais comum, principalmente se não são feitos cuidados alimentares com elas. Se você é uma mãe ou um pai preocupado com o seu filho, saiba que poderá tomar algumas medidas para evitar a proliferação de cáries, de forma que a criança poderá viver com uma boa qualidade de vida, e com um belo sorriso no rosto.

Para quem tem bebês, uma boa dica é limpar a boca deles, antes mesmo dos primeiros dentes surgirem, com o auxílio de uma gaze ou pano umedecido enrolado no dedo indicador. O ideal é fazer isso antes das crianças dormirem, e, aos poucos, elas vão se acostumar com o hábito de ter uma higiene bucal.

Com os dentes de leite, os cuidados precisam ser feitos da mesma forma que uma pessoa adulta tem com seus dentes permanentes.

Por isso, as crianças precisam escovar os dentes pelo menos três vezes por dia, bem como ter o auxílio do uso do fio dental. Uma cárie que afetar um dente de leite pode evoluir a ponto de também ser maléfica para um dente permanente.

Os pais também precisam evitar que a criança coma muitos carboidratos e açúcares. Se consumir frequentemente balas, bolachas, refrigerantes e salgadinhos, isso pode fazer com que se formem ácidos no seu organismo, o que permite o ataque aos minerais dos dentes, e ocasiona as cáries.

É fundamental prevenir cáries e outros tipos de bactérias nos dentes dos seus filhos. Pois assim, é a garantia para que o sorriso das suas crianças ficará cada vez mais belo ao longo dos anos. E não esqueça de eventualmente levar o seu filho a um dentista para avaliações periódicas.