A importância da prevenção odontológica

prevenção odontológica

Será que você cuida da saúde da sua boca? Na vida, sabemos que é sempre melhor prevenir do que ter problemas no futuro. Isso também se aplica para a nossa saúde bucal. Qualquer dentista sabe a importância da prevenção odontológica e recomenda isso aos seus pacientes. Ela é importante para a saúde da boca, mas também para a saúde do corpo em geral, ajudando o paciente a ter mais qualidade de vida e bem-estar.

O aparecimento de cáries, por exemplo, já começa em bebês, aumentando expressivamente em crianças e ainda mais entre adolescentes – aliás, um grande número dos jovens nunca sequer foi ao dentista. Esse tipo de doença é muito simples de evitar: fazendo a prevenção diária, visitando o dentista ao menos duas vezes por ano e seguindo suas orientações. Além disso, a prevenção odontológica traz diversas outras vantagens para quem segue as recomendações do dentista corretamente.

Benefícios para quem faz a prevenção odontológica

Talvez você ainda esteja se perguntando o porquê de a prevenção odontológica ser tão necessária e como ela vai te ajudar. Veja os principais benefícios para quem previne:

• Evita doenças como placa bacteriana e gengivite;

• Evita o mau hálito;

• É responsável por aumentar a vida útil dos tratamentos bucais;

• Ajuda a identificar doenças e problemas em sua fase inicial, evitando complicações e agravamento de dores e doenças;

• Previne o câncer bucal;

• Evita cáries;

• Diminui significativamente as chances de perder dentes com doenças e inflamações avançadas, já que o acompanhamento permite um diagnóstico precoce;

• Ao evitar a perda de dentes, também evita problemas que podem surgir com a retirada de dentes, como bruxismo, dores de cabeça, dores de ouvido, entre outros incômodos;

• Ajuda na autoestima e na socialização, pois existem pessoas que têm vergonha dos seus dentes e deixam de sorrir espontaneamente, o que não acontece com quem tem os dentes bem cuidados;

• É muito mais barato e econômico fazer a prevenção do que ter que arcar com os custos de tratamentos de doenças e outros procedimentos.

• Diminui o risco de acidentes cardiovascular, já que muitas bactérias provenientes da boca, chegam até a válvula cardíaca, causando uma “obliteração da válvula” , que pode levar a um AVC.

•  Diminui o risco de parto prematuro em mulheres grávidas.

• Muitas doenças sistêmicas podem ser diagnosticadas através de um exame bucal, ex. falta de vitamina C ou de vitamina K, leucemia, AIDS, etc.

Como funciona a prevenção odontológica

Os dentistas recomendam que você:

• Escove os dentes corretamente depois de todas as refeições;

• Use o fio dental diariamente;

• Use um limpador de língua diariamente;

• Não exagere no açúcar;

• Tenha uma boa alimentação;

• Use o flúor corretamente, quando indicado pelo dentista;

• Vá ao dentista a cada seis meses para fazer o acompanhamento, fazer uma limpeza e também realizar o diagnóstico precoce de possíveis problemas;

• Em crianças de colo, a recomendação é de que os pais devem fazer a higienização da boca do bebê;

• Pais devem dar o exemplo para os filhos, escovando os dentes e fazendo a higiene bucal na frente deles, para que entendam que é um hábito necessário e sem dores, iniciando a prevenção desde a infância.

Seguindo essas orientações, sua boca vai ter muito mais saúde, melhorando sua qualidade de vida e gerando economia. A prevenção odontológica é fundamental para o bem-estar e a saúde do paciente e deve ser incentivada em pessoas de todas as idades, principalmente desde a infância.

E você, já fez sua higienização bucal hoje?