+55 (83) 3031-0055 De Segunda a Sexta das 9:00h às 19:30h

Saúde bucal na gestação

saúde bucal na gestação

A gravidez é uma fase de muita expectativa e que requer uma série de cuidados especiais para garantir o bem-estar, tanto da mãe quanto do feto. E a saúde bucal merece atenção especial nesse período. Há um número cada vez maior de evidências que sugerem a relação entre problemas de gengiva e o nascimento de bebês prematuros. Isso porque as bactérias existentes em infecções mais severas de gengiva podem se deslocar para o líquido amniótico, o que aumenta as chances de parto precoce. Pelo mesmo motivo, tem-se uma maior probabilidade pré-eclâmpsia, forma mais grave de hipertensão gestacional. Por isso, a saúde bucal não pode nunca ser negligenciada. Por causa da elevação nos níveis dos hormônios estrogênio e progesterona, as mulheres grávidas passam por uma dilatação nos vasos sanguíneos dos tecidos que sustentam os dentes. Como resultado, a gengiva fica com maior propensão a sangramentos e inflamações (gengivite). Caso não seja tratada, a inflamação pode progredir para uma periodontite, infecção capaz de comprometer os ossos de fixação dentária. Vômitos, comuns nos primeiros meses de gestação, alteram o pH da saliva e reduzem a proteção natural do esmalte dos dentes.

Em seguida, daremos dicas de como evitar os principais problemas que afetam o sorriso das futuras mães.

Como cuidar da saúde bucal na gestação

Para prevenir os problemas mais comuns e manter a saúde bucal na gestação, o uso do fio dental é imprescindível. Essa ação evita o acúmulo de resíduos nas áreas onde a escova não alcança e reduz as chances de inflamações na gengiva. Aconselha-se que a mulher faça uma consulta no profissional de sua confiança antes mesmo de engravidar para obter uma avaliação completa e resolver qualquer enfermidade. O dentista pode pedir alguns exames para realizar uma análise mais precisa do estado da paciente. É importante manter as visitas periódicas para que seja feita uma limpeza profunda, parte fundamental do pré-natal odontológico. O dentista ainda dará as orientações necessárias para uma melhor higiene diária e o uso adequado do fio dental. Não se esqueça de falar para o especialista sobre a gravidez, tendo em vista que há substâncias e procedimentos que devem ser evitados nessa situação.

Uma dieta balanceada também faz parte da saúde bucal independente da época. O excesso de açúcar contribui para o surgimento de cáries, pois as bactérias alimentam-se de açúcar simples e transformam a substância em um ácido que compromete o esmalte dos dentes. Ou seja, na gravidez, a preocupação com a alimentação tem de ser redobrada na gravidez. Quando possível substitua os doces por frutas e troque os carboidratos por suas versões integrais. E, claro, não se esqueça de escovar os dentes após cada refeição. Mais adiante, o dentista lhe ajudará a tratar a da saúde bucal do seu filho. O acompanhamento precisa ser conduzido desde cedo, ainda com os dentes de leite para que o seu pequeno adquira hábitos corretos para toda a vida.

A Odontogalerie oferece o pré-natal odontológico para garantir a sua saúde bucal na gestação, contribuindo também para o bom desenvolvimento do bebê.

Compartilhar este artigo:

Deixe um Comentário