+55 (83) 3031-0055 De Segunda a Sexta das 9:00h às 19:30h

Bichectomia

A bichectomia consiste em uma cirurgia para remoção parcial ou total das ‘bolas de Bichat’. As bolas de Bichat, por sua vez, nada mais são do que bolsas de gordura que se encontram na região da bochecha, mais precisamente, entre a mandíbula e o maxilar. Independentemente se a pessoa está acima do peso recomendado ou não, essas bolsas de gordura permanecem por lá. A cirurgia de bichectomia reduz o volume da bochecha na parte mais baixa do rosto.

A “bola de Bichat” ganhou este nome em homenagem ao anatomista francês Marie François Xavier Bichat (1771-1802), que foi quem descobriu que a estrutura é um tecido gorduroso localizado na região das bochechas. Sua função no adulto é pouco conhecida e acredita-se que, mesmo sendo um tecido gorduroso, seu volume pouco varia com a oscilação de peso, por isso mesmo se tiver o peso ideal, o indivíduo pode ter o rosto arredondado. Na criança recém nascida, a estrutura ajuda na sucção e alimentação da criança.
Devido a sua localização, a bola de Bichat apresenta íntima relação com elementos muito importantes da face como: ramos terminais do nervo facial, ducto parotídeo e vasos sanguíneos e a remoção da Bola de Bichat deve ser realizada por profissional experiente, conhecedor da anatomia facial.

• Quando a bichectomia é recomendada?
A cirurgia  é indicada para aquelas pessoas que mordem a bochecha.

Como a consequência da remoção da “bola de Bichat”,  é a pessoa ficar com o rosto mais fino, destacando as maçãs do rosto, muitas pessoas procuram a cirurgia por questões puramente estéticas.

• Quais são os pré-requisitos para realização da bichectomia?

O primeiro passo para realização da cirurgia é passar por uma avaliação clínica. Na avaliação, o profissional responsável avaliará quais são as expectativas do indivíduo em relação ao procedimento, as necessidades e a saúde geral e bucal do paciente, respeitando a idade mínima recomendada para a remoção da gordura, que é de 18 anos.

• Como o procedimento é realizado?

Após a anestesia local, e identificação anatômica da “bola de Bichat” o cirurgião realiza a remoção da gordura bilateralmente e pesa numa balança de precisão antes de suturar, para certificar-se que retirou a mesma quantidade de gordura dos dois lados da bochecha, principalmente quando a “bola de Bichat” é removida parcialmente, que é o mais recomendado.

A cirurgia é do tipo intraoral, em que o corte é realizado dentro da boca do paciente, de modo a facilitar o processo de cicatrização e evitar marcas pós cirúrgicas no rosto.

A cirurgia é rápida e costuma levar entre 30 a 60 minutos.

Para realizar o procedimento, não hesite em contar com quem entende do assunto: A clínica Odontogalerie dispõe de uma equipe especializada e altamente qualificada para a realização de bichectomia e de demais procedimentos odontológicos, sendo eles, estéticos ou funcionais.

Agendar Consulta
Vamos Conversar?